terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Imperial Acervo Histórico Brasileiro - Monarquia


Acaba de ser lançado o Imperial Acervo Histórico Brasileiro, fruto dos estudos e das pesquisas de um universitário do Ceará. A ele passo a palavras:
EntradaNosso objetivo
Todos os anos, centenas de milhares de estudantes brasileiros aprendem que no período entre 1822 e 1889 o Brasil foi um país atrasado, agrário, endividado, corrupto, escravocrata e imperialista.
O objetivo deste website não é reescrever a história, pelo contrário, é poder finalmente contá-la sem paixão, doutrinação ou ideologia.
Aqui você encontrará não só o lado positivo do período monárquico de nosso país, mas também o negativo, sem jamais privilegiar um lado ou outro.
Todos os nossos textos, sem exceção, estão devidamente acompanhados de sua fonte bibliográfica para caso o leitor tenha interesse em expandir o seu conhecimento possa o fazer sem um maior esforço.
No entanto, recomendamos que não se assuma o que há aqui escrito como verdade dogmática e sim, que se busque aprender mais sobre o tema em livros especializados para que se possa ter uma noção clara deste período.

O autor

Eu me chamo Licínio Miranda e sou estudante concludente do curso de Direito na Universidade de Fortaleza no estado do Ceará. Tenho 23 anos e o meu interesse pelo Brasil império surgiu no meu último ano de colégio, já em preparação para o vestibular, após lera obra 'Maldita Guerra' de Francisco Doratioto, que me fez perceber pela primeira vez o tamanho da minha ignorância e do quanto eu estava enganado a respeito da história do Brasil.
Não acredito que eu consiga recriar nos visitantes deste website tal sensação que tive após a leitura deste livro que trata da Guerra do Paraguai. Sou forçado a reconhecer que não possuo nem a experiência e muito menos o conhecimento do autor, mas espero ao menos fazê-los se interessarem mais sobre o assunto.
Para quem desejar trocar idéias ou perguntar algo, basta me enviar um e-mail (é só clicar na seção "Contato" no canto direito) e terei o maior prazer em respondê-lo(a).

Imperial Acervo Histórico Brasileiro - Monarquia.

2 comentários:

Sandrah disse...

Maravilha!
Licinio é sem dúvida um grande estudioso da História, prioritariamente do Brasil Imperial.
A parceria com ele e a disponibilização de seu acervo ainda em construção, é uma grande conquista para nossos amigos.
Muito bom.

Filha de Clio disse...

Olá Licínio. Boa Tarde, sou Formanda em História e tenho uma certa predileção sobre a História Cultural que muito bem retratada no livro do prof. Doratioto.

Gostaria de saber, no entanto se o Acervo que revere-se está no ar. Qual endereço correto?
Tô finalizando minha monografia com uma análise dos discursos da Princesa Isabel e do barão de Cotegipe, durante o mês de maio de 1888, muito interessante tbm!