Moeda comemora a chegada da Família Real

BC lança moeda comemorativa da chegada da Família Real ao Brasil
Brasília - O Banco Central do Brasil lançou hoje a moeda comemorativa dos 200 anos da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil. O desenho, em uma das faces da moeda cuja denominação é de 5 reais registra, de forma simbólica, o desembarque da Família Real no Rio de Janeiro, na atual praça XV, em 7 de março de 1808. A moeda, cunhada em prata, homenageia também cinco importantes instituições brasileiras fundadas por D. João e que comemoram seus bicentenários este ano. São elas a Justiça Militar da União (criada como Conselho Supremo Militar e de Justiça), o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Jardim da Aclimação), a Imprensa Nacional (Impressão Régia), o Ministério da Fazenda (Erário Régio) e o Banco do Brasil.

O Banco Central prevê uma tiragem inicial de duas mil moedas, podendo chegar a um máximo de 10 mil. Após o lançamento, a moeda comemorativa dos 200 anos da chegada da Família Real poderá ser adquirida nas regionais do BC e também pelo site do Banco do Brasil. O preço da moeda comemorativa é de R$ 108,00.

O lançamento faz parte do programa de moedas comemorativas do BC, cujo principal objetivo é difundir a história e a identidade nacional, além de afirmar a imagem do Brasil, consolidando seu padrão monetário no País e no exterior. O projeto da moeda comemorativa dos 200 anos da chegada da Família Real foi desenvolvido pela Casa da Moeda do Brasil em parceria com o Departamento do Meio Circulante do BC.

A chegada do príncipe regente D. João acompanhado da Família Real portuguesa marcou o País. A antiga colônia transformou-se em sede do reino, o que desencadeou mudanças profundas. Entre elas o desenvolvimento econômico decorrente da abertura dos portos; a transformação arquitetônica e urbanística da cidade do Rio de Janeiro, além do desenvolvimento cultural e artístico representado pela criação de bibliotecas e museus.

A presença da corte no país levou à fundação, já a partir de 1808, de importantes instituições que contribuíram para a formação da nação brasileira. Todo o legado trazido pela Família Real acabou por determinar as condições para a Declaração de Independência do Brasil anos mais tarde, garantindo uma importante dimensão simbólica para o histórico evento de 1808.



Banco Central do Brasil
Assessoria de Imprensa
imprensa@bcb.gov.br

Portal do Governo Brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas