terça-feira, 2 de junho de 2009

Dom Pedro Luiz de Orleans e Bragança

Dom Pedro Luiz Maria José Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança e Ligne (Rio de Janeiro, 12 de janeiro de 1983), príncipe do Brasil. É o primeiro filho e primeiro varão de D. Antônio João de Orleans e Bragança, príncipe do Brasil, e de D. Cristina de Ligne, princesa de Ligne.


É o quarto na linha de sucessão do trono do Brasil, sendo provavelmente o futuro chefe da Família Imperial Brasileira.


Em 1999 foi empossado como presidente de honra da Juventude Monárquica do Brasil,a convite de seu tio D. Luiz de Orleans e Bragança, atual Chefe da Casa Imperial do Brasil. Foi nesta condição que viajou à Portugal, onde representou a Casa Imperial do Brasil no jantar promovido pelos Arautos d’El Rei (grupo de jovens monarquistas de Portugal) e pela Juventude Monárquica, que deu origem ao projeto “Rumo aos 500 anos”, no qual estavam presentes os Duques de Bragança. Também atua bastante junto com seus tios, pais e irmãos nos eventos monárquicos no Brasil. Por acrem que pode estar próxima a restauração da monarquia no Brasil, a maioria dos monarquistas brasileiros depositam nele as esperanças na restauração.


É Bacharel em Administração de Empresas pelo IBMEP do Rio de Janeiro e pós-graduado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas.


Recentemente houve especulações sobre o possível noivado de D. Pedro Luiz com a Arquiduquesa Maria Cristina da Áustria, Princesa da Hungria e da Boêmia (Bruxelas, Bélgica, 31 de julho de 1983), filha do Arquiduque Carlos Cristiano da Áustria e de sua esposa a Princesa Maria Astride de Luxemburgo. Porém não é confirmado, entretanto, entre a maioria dos monarquistas foi muito bem-vista a união dos dois. Se ocorrer será a segunda vez em quase duzentos anos que um Pedro da Casa de Bragança se casa com uma arquiduquesa austríaca, o último tinha sido seu pentavô D. Pedro I com D. Maria Leopoldina da Áustria.


É Grã-Cruz das Ordens Imperiais de Dom Pedro I e da Rosa.


http://www.tiosam.net/enciclopedia/?q=Pedro_Luiz_de_Orleans_e_Bragança#Avaliar%20PEDRO%20LUIZ%20DE%20ORLEANS%20E%20BRAGAN

Nenhum comentário: