A FAMÍLIA IMPERIAL DO BRASIL

Introdução

A Família Imperial do Brasil possui mais de 1.300 anos de história e a sua origem remota pela linha masculina se situa ainda nos tempos do Império Franco, quando a dinastia carolíngia imperava.

(A direita, Dom Antonio, sua esposa Dona Christine, seus quatro filhos, e sua mãe, Dona Elizabeth da Baviera)

Com o passar dos séculos, a importância e o poder dos antepassados da Família Imperial cresceram, graças a guerras e casamentos dinásticos, tendo alcançado o trono de diversos países, inclusive Portugal, França, Luxemburgo e Espanha.


O papel da Família Imperial

Membros da Família Imperial apóiam o imperador em seus variados deveres nacionais e de Estado, assim como atuam em importantes áreas do serviço público e de caridade, e ajudando a reforçar a unidade e estabilidade nacional.

Aqueles que assumem deveres oficiais são membros da família direta do imperador: sua esposa, filhos e seus consortes.

(A direita, Dom Antonio e sua esposa, Dona Christine, e os dois filhos do casal, Dom Rafael e Dona Amélia)

Estes compromissos podem incluir obrigações oficiais de Estado. Membros da Família Imperial podem assumir deveres oficiais no Brasil e no exterior quando o imperador não puder estar presente em pessoa. O Príncipe Imperial do Brasil (herdeiro direto do Imperador), por exemplo, pode apresentar a membros do público suas honrarias em uma Investidura, no lugar do monarca.

Em eventos oficiais como recepções, banquetes de Estado e festas, a Família Imperial apóia o Imperador como anfitriões ao receberem os convidados.

Membros da Família Imperial muitas vezes representam o imperador e a nação no exterior, em eventos como funerais de Estado ou festividades nacionais, ou mesmo através de longas visitas para reforçar as relações diplomáticas e econômicas do Brasil.

A Família Imperial também possui um papel importante em apoiar e encorajar os setores públicos e de caridade. É comum que diversas organizações possuam membros da Família Imperial como patronos.

O longo alcance destas organizações – que cobrem desde aspectos educacionais a meio ambiente, e até mesmo religiosos, dentre outros – permite aos membros da Família Imperial conhecer pessoas dos mais variados tipos da vida nacional e local, e entender os seus interesses, problemas e preocupações.

A Família Imperial também possui um papel importante em reconhecer e apoiar o trabalho das Forças Armadas. Membros da Família Imperial possuem relações oficiais como muitas unidades das Forças Armadas, realizando visitas regulares a soldados, marinheiros e aviadores servindo no país e no exterior.

(A direita, Dom Bertrand e seus dois sobrinhos, Dom Pedro e Dom Rafael)

Finalmente, a Família Imperial em seu todo possui o papel de reforçar a unidade nacional. Membros da Família Imperial são capazes de reconhecer e participarem de eventos comunitários e locais em cada região do Brasil, da inauguração de novos prédios a celebrações ou atos de comemoração.

Comentários

Postagens mais visitadas