Convite do NEPEC (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura)

Recebemos através deste blog um convite interessante: uma caminhada, ou melhor, um passeio histórico-cultural pelos locais do Rio de Janeiro que marcados pela presença negra em comemoração aos 120 anos de Abolição da Escravatura. No mesmo dia outras atividades estão sendo programadas. 


O NEPEC (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura), através dos projetos GEO-ARQUIVO e Roteiros Geográficos do Rio, do Instituto de Geografia da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), realizará no dia 13 de maio de 2008, terça-feira, o evento intitulado “Negras Geografias”,  apresentando os seguintes segmentos em homenagem aos 120 anos da Abolição da Escravatura:
# “Caminhando por Negras Geografias no Centro do Rio”;
# “Negros e Geográficos Pulsares em Certos Versos e Eternas Canções”;
# Mesa Redonda: “Negras Trajetórias”.
Neste contexto, o roteiro intitulado "Caminhando por Negras Geografias no Centro do Rio" terá como ponto de encontro a estação do metrô Praça Onze, às 9 da manhã do dia 13 de maio de 2008.
Inscrições grátis roteirosgeorio@uol.com.br ou celular 8871 7238.
O itinerário obedecerá ao seguinte perfil:
Praça Onze dos bambas da Pequena África do Rio de Janeiro - Sambódromo (visita) - Terreirão do Samba/palco João da Baiana (visita) - Escola Tia Ciata - Igreja de Santana (visita) - Campo de Santana - Rua Buenos Aires - Rua Uruguaiana - Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito (visita à ex catedral da cidade) - Ouvidor dos acordes iniciais do carnaval de rua - Rua do Carmo - Praça XV - Paço Imperial e de Isabel de Bragança e Bourbon
Coordenação da caminhada : Prof. Dr. João Baptista Ferreira de Mello (do Departamento de Geografia Humana da UERJ)
No mesmo dia 13 de maio, às 17 horas no Auditório 11 da UERJ, situado à Rua São Francisco Xavier 524, 1º andar, no Pavilhão João Lyra Filho, Maracanã, ocorrerá o evento "Negros e Geográficos Pulsares em Certos Versos e Eternas Canções”, com execução de músicas e exibição no telão, bem como respectivos comentários. Entrada Franca.
Às 19 horas e 30 minutos, igualmente no Auditório 11 da UERJ, terá lugar a mesa redonda "Negras Trajetórias" Presidente da mesa: Zeny Rosendahl (professora adjunta e Chefe do Departamento de Geografia Humana da UERJ) com participação de . Vera Lúcia Couto dos Santos ; Paulo Melgaço ; Vanderli Teixeira de Faria;  Waltinho Honorato; Cláudio Nascimento.
O  evento "Negras Geografias" tem como propósito destacar a contribuição dos negros em diversos setores da realidade brasileira, bem como os lugares percorridos em suas trajetórias de vida, afora registrar depoimentos diversos sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e o significado desta data.
Comissão organizadora: Prof. Dr. João Baptista Ferreira de Mello; Profa. Dra. Zeny Rosendahl, Prof. Michel Vieira de Lima e Silva e bolsistas do NEPEC Melissa Anjos, Ivo Venerotti, Olga Maira Figueiredo, Ana Carolina Lobo Terra e Jean de Carvalho
INSCRIÇÕES GRÁTIS roteirosgeorio@uol.com.br ou informações pelo celular 8871 7238

Comentários

Postagens mais visitadas