História: Reação de Carlos Gomes, diante da notícia da problamação da República


Um amigo enviou este pequeno texto de grande importância histórica:


Por ocasião do golpe militar que impôs o regime republicano ao Brasil, o conhecido compositor Carlos Gomes encontrava-se em Campinas, sua cidade natal, e escreveu a um amigo seu uma carta com este comentário sobre o histórico acontecimento:

Campinas, 20 de novembro de 1889.
Meu querido Manduca.
A 14 do corrente cheguei aqui e no dia 15 chegou-me a horrível notícia (...). O choque foi de tão natureza forte (sic) contra o meu coração de amigo da Augusta Família Imperial, que fiquei até hoje pasmado e paralisado. A minha saúde tem sofrido muito, pois sinto até faltar-me o equilíbrio corporal. Não posso enfim descrever o meu profundo pezar, parecendo-me um sonho medonho a realidade do fato que, como (palavra ilegível na reprodução do original manuscrito) vim presenciar na terra natal, de onde em 1859 parti para logo mais ser protegido pelo Primeiro Patriota do Brasil, que hoje é desterrado como um malfeitor. (...)

(Jornal “O Estado de S. Paulo”, 4.1.75 – Suplemento do Centenário, pg. 2)


 

Comentários

Postagens mais visitadas