Braziliana: A História do Brasil ao alcance de todos.

Mensagem enviada por email pelo Instituto Cultural Dona Isabel I a Redentora. Escelente iniciatíva de resgate da história pátria.

Colégio Brasileiro de Genealogia
Rio de Janeiro

O QUE É A COLEÇÃO BRASILIANA?

Editada originalmente pela Companhia Editora Nacional , a Coleção Brasiliana foi lançada logo após a Revolução de 1930 e a criação do Ministério da Educação, tendo a dirigi-la, por 25 anos, o grande educador Fernando de Azevedo , depois substituído pelo historiador Américo Jacobina Lacombe.

Compõe-se de 415 volumes ( 387 + 26 da série grande Formato + 2 da série Especial) de autores brasileiros e estrangeiros que se debruçaram sobre o Brasil, inclusive a importante contribuição dos viajantes europeus que percorreram o país no século XIX.

Sua abrangência se estende pelas principais áreas do saber, da História à Antropologia, da Ciência Política à Geografia, da Sociologia à Lingüística, da Economia às Ciências Naturais.

http://brasiliana. com.br

O PROJETO BRASILIANA ELETRÔNICA
Em imagem e texto

O projeto Brasiliana Eletrônica apresenta a versão digitalizada da Coleção.

No portal , os livros são oferecidos ao público de dupla forma - como fac-símiles da primeira edição, para serem analisados na feição como vieram à luz, e como textos normalizados e de ortografia atualizada, passíveis de serem editados, selecionados, transcritos e transpostos ("recortados, copiados e colados", no jargão da informática), respeitadas as regras de citação, para estudos, textos, pesquisas e trabalhos escolares e acadêmicos que, felizmente, só fazem crescer no país.

O projeto inclui a apresentação de estudos críticos sobre as principais obras da Coleção, bem como de biografias intelectuais de seus autores, encomendados aos mais renomados especialistas brasileiros. Numa segunda fase, um Conselho Científico, congregando 50 expoentes acadêmicos de todas as regiões do país, irá definir a inclusão de novas obras ao projeto.

http://brasiliana. com.br

Comentários

vasco disse…
O BRASIL VIVE HOJE COMO A 300 ANOS, SOMOS AINDA UM IMPÉRIO, SÓ QUE O NOME REPUBLICA É DE FACHADA,.
SOMOS UM CONTINEMTE QUE FALA PORTUGUES,SÃO MUITOS POVOS DIFERENTES E CULTURAS DIFERENTES. O IMPÉRIO ATUAL DEVERIA SER DESFEITO E CADA REGIÃO OU ESTADO SER UM PAIS.
TEMOS A MAIOR CARGA TRIBUTÁRIA DO MUNDO, MAIOR QUE AQUELA CHAMADO "QUINTO" QUE ERÁ PAGO AO IMPÉRIO, NO MINIMO DUAS VEZES VEZES MAIOR, E ESTE DINHEIRO VAI PARA A FARRA NO PLANALTO CENTRAL, SEDE DA "UNIÃO" ATUAL CAPITAL DO IMPÉRIO;

Postagens mais visitadas